domingo, 10 de junho de 2012

Diabetes. Aceitar ou aceitar esta condição: Eis a Questão!

Fico feliz quando atendo pacientes diabéticos nos dias de hoje. Temos insulinas modernas, aparelhos modernos de medição de glicemia, alimentos diet e light, contagem de carboidratos, bomba de infusão, etc.
Recebemos inúmeros pacientes e/ou pais de pacientes diariamente no consultório que têm total condiçao cultural para entender o "funcionamento" do diabetes mas não o fazem. Muitos nos procuram para tentar ficar livre da "dieta chata" e das |"picadinhas de insulina",
Será que todos os ditos "normais" não têm de ter moderação alimentar?
Será que todos os ditos "normais" não devem fazer exercícios físicos regularmente?
Será que todos os ditos "normais" não devem fazer extravagância alimentar apenas de vez em quando?

Se o paciente diabético for inteligente, tendo um estilo de vida saudável ele viverá mais e melhor do que os ditos "normais" que usam refrigerantes normais, comem excessivamente, ingerem doces e gorduras sem restrição e são sedentários.

Na realidade, o estilo de vida do diabético é o estilo de vida que todos  nós devemos ter.

Uma coisa porém impede que muitos diabéticos sigam as recomendações corretas: A falta de aceitação!
Isto muitas vezes é o divisor de águas entre um diabético saudável e um diabético que terá complicações no futuro.  Portanto, há 2 possibilidades para o paciente diabético: Aceitar ou aceitar.

Aceitar o diabetes não significa porém ficar parado apático e não correr atrás das novidades. Aceitar o diabetes significa estar resolvido consigo mesmo, controlado e aí então apto a usufruir dos novos avanços que estão por vir em muito breve, quer sejam células-tronco, pâncreas artificial ou outras novidades.