domingo, 3 de julho de 2011

É possível se "fabricar" células-tronco embrionárias a partir de outras células adultas?

Esta pergunta é de se espantar, não é?  Mas saiba que é possível sim e elas têm um nome: iPS (do inglês, induced pluripotent stem cell)

Em 2007 pesquisadores de Tóquio criaram uma pesquisa super-interessante. Eles pegaram células da pele de uma pessoa e as fizeram crescer em laboratório. Em seguida, inoculou nestas células um virus que continha genes que faziam estas células da pele se reprogramar e se "transformarem" em células embrionárias.

Em 2011, pesquisadores da Harvard, Estados Unidos, replicaram este feito com uma grande vantagem: eles inocularam o material genéticos nas células sem necessidade do vírus e sem expor as células aos possíveis efeitos colaterais da infecção viral.

Mas quais são as perspectivas?

1- Não precisaríamos usar embrões para adquirir células-tronco e evitaríamos quaisquer questões religiosas e éticas;

2- Poderíamos utilizar iPS de células da pele do próprio paciente, evitando assim rejeição;

2- Poderíamos criar órgãos com o DNA do paciente.


Quanto ao seu uso em pacientes diabéticos, não há data para início das pesquisas em humanos, mas é bom deixar claro 2 coisas:

a) No diabetes tipo1, não adianta regeneramos as células produtoras de insulina sem atuarmos no sistema imunológico (lembrem-se de que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune!)

b) No diabetes tipo 2, não adianta usar células-tronco para regenerar as células produtoras de insulina nestas pacientes se o paciente mantiver-se sedentário e com aumento de circuferência abdominal.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.