domingo, 1 de abril de 2012

Disney vai lançar livro com personagem diabética tipo 1

Sempre lutamos pela socialização da informação relacionada ao diabetes. Especialmente entre as crianças exitem ainda mais mitos e informações  equivocadas e ainda mais preconceito.

Não é à toa que existem diversos sites nacionais e internacionais, games e livros e etc visando trazer informação para as crianças e seus pais. Na minha opinião o melhor tratamento para o diabetes começa com informação. Muitas vezes os equívocos começam com os próprios pais das crianças diabéticas. 

As crianças diabéticas podem tudo que as crianças ditas "normais" podem fazer. 

Vale lembrar que:
- Não é normal comer doces todo o dia;
- Não é normal ficar horas a fio sentado na internet;
- Não é normal ficar horas a fio assintindo TV;
- Não é normal comer fastfood, gorduras e frituras com tanta frequência.

Neste sentido é que parabenizo a Disney por planejar o lançamento de um livro que inclui os personagens clássicos da Disney e incluir uma nova personagem, uma macaquinha chamada Coco (pronuncia-se Côco). Achei fantástico a Disney fazer isto pois inúmeras crianças e adultos lêem suas histórias e isto pode ajudar ainda mais a anular diversos mitos do diabetes. Ainda mais porque o diabetes é uma doença muito comum. 

Quando algum médico ou associação de diabetes promove ou veicula algum material sobre diabetes, muitos podem pensar que é chato e feio. Com a chancela da Disney, acho que esta barreira pode ser quebrada. 

Ainda não há data para lançamento do livro mas estamos no aguardo. 

Espero que outros grandes grupos de comunicação tenham a mesma idéia como TV, teatro, games, etc. Ter personagens diabéticos é tão comum quanto quaisquer outros. 

Enquanto o livro não chega, sugiro a todos que acessem alguns sites excelentes para diabéticos adultos e crianças:

www.diabetes.org.br
www.adj.org.br
www.tiojuliao.diabetes.org.br
www.diabetesnasescolas.org.br


Coco - Maquiquinha Diabética tipo 1 da Disney