sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turismo de células-tronco !

Sem dúvidas vivemos numa época de ouro na ciência mundial. Estamos sendo testemunhas de uma revolução e ao mesmo tempo de uma grande promessa que é a terapia com células-tronco. O que não sabemos ao certo é em quais casos nossa esperança de tornará concreta e em quais casos a terapia celular não mostrará êxito.

Por isto temos que seguir preceitos éticos de pesquisa e testar em grupos de pessoas com características definidas e com maior probabilidade de sucesso.

Todas as pesquisas colaboram de alguma forma com o progresso do conhecimento humano, tendo ela resultado positivo ou negativo. Entretanto, para se realizar qualquer pesquisa é necessário aprovação pelo comitê de ética local ou nacional.

No campo de estudo das células-tronco que é ainda mais obscuro e seus resultados de segurança de longo prazo são escassos e  estes conceitos de ética em pesquisa se fazem ainda mais necessários.

Devido à grande esperança de cura ou alívio de doenças com uso de células-tronco tem se tornado frequente o relato de pessoas que se desfazem de bens e grandes quantias de dinheiro em busca de saídas milagrosas e mirabolantes sem todavia checar maiores detalhes do local do tratamento.

É importante frisar que, exceto por  algumas poucas doenças, o uso de células-tronco é experimental e é impossível alguém antever se o resultado de uma determinada pesquisa será benefico ou maléfico.

Se procurarmos na internet veremos que há inúmeras clínicas existentes especialmente no exterior indicando sucesso garantido com a terapia celular. Normalmente são sites bem construídos e com textos bem explicativos que muitas vezes expressam aquilo que uma família aflita gostaria de ouvir.

Por isto, antes de procurar algum local para levar seu ente querido cheque todas as informações possíveis e principalmente, chequer com seu médico de confiança o que ele acha disto. Muitas vezes vemos famílias se desmoronarem no afã de querer curar um ente querido e acabam sendo vítimas de tratamentos não regulamentados.


Pelo menos com relação ao diabetes, duvide de todo tratamento que seja rápido, fácil e indolor. Duvide de tratamentos miraculosos. Especialmente com células-tronco.