segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Se a cura do Diabetes fosse possível nos dias hoje, os bilionários e governantes estariam imunes. Concorda?


Há muitos anos escuto diversas histórias sobre a cura do diabetes e histórias de uma teoria da conspiração que supostamente impede que a cura seja encontrada.
Este tema é muito recorrente e como sempre temos novos pacientes entrando no mundo doce do diabetes, algumas mentiras são sempre reinventadas, reformuladas e repaginadas.

Sempre surge alguém dizendo que a indústria farmacêutica e os médicos não querem desenvolver a cura por medo de perderem seus empregos... Sempre surge um novo chá milagroso ou cirurgia ou remédio novo promovendo a cura milagrosa. Entra ano e sai ano, tudo isso se repete. Seria impossível responder a cada mentira que é divulgada por aí. 

Como nosso grupo de pesquisa na USP - Ribeirão Preto é pioneiro no mundo com o transplante de células-tronco para tratamento de pessoas com diabetes, diariamente converso e atendo pessoas que acham que promovemos a cura. Como sempre digo, eu seria o primeiro a afirmar que descobrimos a cura!!! (se isso fosse verdade). Nosso grupo sempre foi muito ético neste sentido.... Tanto eu como endocrinologista da equipe, como os líderes do grupo como o Dr Julio Voltarelli, Dra Belinda Simões e Dra Maria Carolina e demais membros do grupo nunca nos deixamos levar por fogos de artifício. 

Mas o que é cura para uma pessoa com diabetes? Seria comer o que quiser, à hora que quiser? A cura seria parar de usar insulina e todos os remédios ? A cura seria ficar em casa sedentário, assistindo TV e jogando videogames 24h por dia?

Como podem ver, até o critério de cura sofre variações... O que é cura para uns, não é para outros.  Para algumas pessoas o problema não é usar insulina, mas sim ter uma dieta saudável... Tenho pacientes adultos que choraram em consulta querendo comer de tudo e sem se importar de usar insulina.... 

Tenho certeza de que o ser humano tende a achar que a pior doença do mundo é aquela que ele sofre no momento. Com certeza, para uma pessoa com diabetes, esta doença é pior do que um câncer, pior do que alcoolismo, etc.  

Por isso, o principal pilar do tratamento do diabetes é a educação e informação. Sem educação e conhecimento não há aceitação e não há ação. 

Somente com informação e troca de informações com seu médico que o paciente com diabetes poderá se precaver de charlatães. 

Leve esta dica com você para driblar qualquer charlatão: duvide de tudo que seja fácil, indolor e rápido!  Sempre que conversar com algum profissional, cheque sua reputação, cheque se é vinculado à alguma universidade de respeito. Cheque publicações e pessoas que fizeram determinado tratamento... 

E lembre-se: se a cura do diabetes fosse possível pessoas ricas e influentes nunca teriam esta doença... Artistas como Paula Toller, Ana Carolina, Sérgio Reis, BB King, Maradona, Nick Jonas, Elke Maravilha nunca teriam a doença. Estadistas como Churchil e  a atual primeira-ministra da Inglaterra, vários presidentes e governantes nunca morreriam desta doença... 

Reflita...